segunda-feira, 5 de outubro de 2009

GESTAR II – PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR LÍNGUA PORTUGUESA

KARINE SANTIAGO MELO
PATRICIA TAVARES MASSINI PRATA

DATA: 28/08/2009

RELATÓRIO DA ATIVIDADE DO TP4 (Ambiente Letrado)


No dia 28/08/2009 trabalhamos com os alunos do 6º ano o tema Ambiente Letrado do Tp4 , pág.31, Avançando na Prática.
Levamos os alunos até um posto perto da escola, ao chegar lá, dividimos a turma em 3 grupos e cada grupo ficou responsável por perceber o ambiente e nos descrever a linguagem verbal e não-verbal de um ambiente que faz parte da vida deles, por ser um posto bem próximo.
Perceberam que em toda parte do posto há o letramento, tudo é indicado por placas e desenhos. Entenderam que no nosso cotidiano não tem como ficar sem ler, escrever, que dependemos da escrita e da leitura e que as duas caminham juntas.
Após feita todas as observações em todas as partes do posto, como: cabinas de vendas de passagens, ônibus, restaurante, lanchonete e etc., nos dirigimos a escola prestando a atenção e debatendo sobre o ambiente que estávamos e os alunos perceberam mais presença de letramento.
Já na escola, os grupos passaram para os cartazes um pouco do que viram e explicaram a importância da escrita naquele ambiente observado.
Os alunos adoraram fazer o trabalho e mostraram um grande desempenho e interesse sobre o assunto e fizeram um relatório sobre a atividade.
Neste trabalho procuramos mostrar aos alunos a importância dos usos sociais e funções da escrita no cotidiano, mostrando para eles que estamos cercados por diferentes modos de organização da informação na escrita, como por exemplo: no comércio, os sinais nas ruas, outdoors, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário