segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

1º RELATÓRIO

A partir do estudo da unidade 10 do caderno de teoria e prática (TP3) “Trabalhando com gêneros textuais” elaborei e apliquei algumas atividades com meus alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental da escola Frederico Peiró descritas a seguir.
A primeira atividade foi uma pesquisa na internet com o objetivo de entender o que é Literatura de Cordel, xilogravura e métrica. Percebi que o assunto despertou a curiosidade de todos. Esclareci com exemplos o que é métrica colocando no quadro algumas estrofes compostas por quatro e seis versos e enfatizando a importância da sonoridade produzida pela contagem das sílabas e pelas rimas.
Na aula seguinte levei para análise na sala de aula o livro “Cordel em arte e verso” que recebemos este mês do governo federal. O livro passou de mão em mão. Os alunos ficaram conhecendo os textos “A bicicleta”, “Cordel em versos”, “Cordel e arte” e “Quadrilha Junina”. Todos participaram da leitura dos textos ( precisei orientar a leitura quanto à necessidade de fluência, emoção e sonoridade), analisaram as xilogravuras, teceram comentários sobre os diferentes temas apresentados nas histórias...
Cantamos também a música “Xote das meninas” de Luís Gonzaga. Muitos alunos já a conheciam e se divertiram muito com ela. Lembramos também de outras músicas que contam pequenas histórias como “O menino da porteira”, “Ipê florido”, “Dormi na praça”, “Chico mineiro”, etc. A aula foi animada, divertida. Alguns alunos começaram a propor a produção de um texto semelhante. Outros admitiram que tinham dificuldade em criar rimas. Sugeri a produção de um texto curto com enredo humorístico ou dramático. Pedi que eles se organizassem em duplas, escolhessem o assunto e o narrassem em forma de versos. Os temas escolhidos foram variados: gripe suína, esportes, natureza, adolescência, reflexões pessoais, etc. Ajudei-os na organização das estrofes, ortografia e produção de rimas. Alguns alunos produziram poemas simples, não conseguiram narrar fatos. Depois de orientados, refizeram o texto acrescentando-lhe momentos narrativos. A etapa seguinte foi a criação dos títulos e das ilustrações que acompanhariam os textos. Nós desejávamos muito criar xilogravuras, mas não consegui o material adequado. Decidimos assim ilustrar as histórias com desenhos feitos com lápis preto.






O resultado final foi muito autêntico porque revelou de maneira bem real os sentimentos, os interesses e preocupações que nossos alunos têm. Divulgamos o trabalho para as outras turmas na hora cívica (projeto Estrelas da leitura).
Elogiei o trabalho de todos, mostrando que as habilidades de leitura, escrita e desenho são prazerosas e podem ser direcionadas para uma profissão futura como escritor, ilustrador, chargista, cartunista ou outra que possa encher seus corações de alegria e realizações.


Ângela Abadia S. Rodrigues (junho 2009)





Bibliografia
WWW.wikipedia.com.br
HTTP://literaturadecordel.vilabol.uol.com.br
ACOPIARA, Moreira de, Cordel em Arte e Versos, 1. ed. São Paulo, Acatu, 2008.




















CORDEL - TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS


As meninas e os meninos

Essas meninas só sabem namorar
Os meninos só querem aproveitar
Esses meninos, espertos
Só se aproveitam da boa vontade das garotas!

E as garotas são trouxas de acreditar
Os meninos começam a falar de amor
Elas se apaixonam rapidinho
É um absurdo: garotas de 12 a 15 anos engravidar

Uma criança cuidando da outra
Em vez de aproveitar a vida
Elas dão vida a outra criança
E algumas só engravidam pela pensão.

Mas no final aceitam e criam o filho
Com muito amor e dedicação
Oferecendo-lhe carinho e proteção

Quando os garotos não assumem a criança
É a mãe que cria o bebê sozinha
Contando com uma mãozinha de seus pais...

Gabriela Sabrina e Júlia Aparecida (5ª série)


















INFLUENZA HAN1


Já chegou com impulso
Veio para ficar
Afetou muitos países
Começou a se alastrar

Muitos morreram
Muitos estão no hospital
Alguns bem,
Outros mal!

Famílias sofrendo
Famílias chorando
Famílias preocupadas
Com a doença se espalhando!

Muitos com máscaras
Muitos sem
Mas estão com medo
De serem pegos também!!!

Ana Carolina e Mariana (5ª série)


















A VIDA NÃO É FÁCIL


Sou nordestino
Não tenho vergonha de onde nasci
Pois foi lá que comecei a ser feliz

Lá conheci várias pessoas:
Grandes, altas, pequenas ou gigantes
Isso para mim foi muito importante

Trabalho, estudo
Isso não é para qualquer um
Faça isso para não virar um bebum!

Namorei muito, me decepcionei
Acho que não estava na hora
Foi bem estranho: foi como jogar bola...

Ainda tenho um desejo:
Ter um a família grande
E com os meninos assistir futebol na Band!

Maílson Pontes (6ª série)




















ADOLESCENTE



Tinha 12 anos nessa época
Meu sonho era ser poeta
Gostava muito de escrever
Pois minha vida era sofrer

Corria com trabalhos escolares
Sempre lutava contra meus azares
Nunca tinha tempo para pensar
E não tinha mais idade para brincar

Meus amigos jogavam bola
Depois cansados iam pra escola
Eu sempre ouvia uma canção que dizia:
“Amigos, vivam em união...”

Danielle e Thaís (6ª série)



























2º RELATÓRIO


A unidade 12 do TP3 - CADERNO DE TEORIA E PRÁTICA - abordou a interrelação entre gêneros e tipos textuais. Escolhi uma das propostas de trabalho ali sugeridas para aplicar com os alunos do 8º ano da escola Frederico Peiró: a transposição de gêneros textuais (intertextualidade entre gêneros), cujo relato apresento agora.
Levei para os alunos o modelo de uma receita tradicional: “Espaguete com brócolis e tomate seco” e também a receita “Lasanha à recessão gratinada”, que apresenta uma crítica ao sistema político e social brasileiro.Os alunos analisaram os dois textos e conseguiram identificar entre eles semelhanças e diferenças quanto à estrutura, linguagem e objetivos. Descobriram de maneira prazerosa que a produção de textos não segue uma norma rígida de escrita, mas pode sofrer alterações de acordo com a intenção dos falantes em cada situação específica. Assim, uma receita pode ser usada para dar instruções sobre a preparação de um alimento, para estimular a reflexão do leitor, para falar de emoções/sentimentos, para expor criticamente um fato ou situação, etc.
A análise desses textos estimulou o raciocínio e a criatividade dos alunos, que gostaram muito da nova receita de lasanha e prontamente concordaram com a proposta de produzir uma “receita” semelhante. Sugeri que escolhessem temas atuais como a violência, o preconceito, o namoro, a economia, a tecnologia, temas históricos como a escravidão, as grandes navegações, as grandes guerras, ou ainda outros temas que fossem do interesse deles. Solicitei também que registrassem fatos reais e verídicos que conduzissem seus leitores à reflexão e conscientização.
O assunto mais abordado foi a violência. Este fato indica claramente o quanto o tema incomoda, preocupa, angustia todos nós. A produção do texto ofereceu a oportunidade de expor esses sentimentos e também apontar caminhos para combater esse mal. Outros temas abordados foram a família e a escola.
Marquei como tarefa a produção de um novo texto utilizando a estrutura do poema com objetivos publicitários. Espero assim desenvolver mais plenamente as habilidades e competências dos meus alunos quanto à utilização de diferentes gêneros textuais de maneira criativa e segura.
Ângela Abadia S.Rodrigues (junho de 2009)






TRANSPOSIÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS
TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS

BOLO COM COBERTURA DE VIOLÊNCIA


Ingredientes:

1kg de família mal estruturada
3 xícaras de pais alcoólatras
1 xícara de mãe drogada
5 pitadas de filhos sem estudos

Ingredientes da cobertura:

500 gramas de bofetadas
300 gramas de balas perdidas
200 gramas de facas, punhais e estiletes

Modo de preparar:

Junte 1 kg de família mal estruturada, adicione 3 xícaras de pais alcoólatras, 1 xícara de mãe drogada, 5 pitadas de filhos sem estudo. Bata por 5 minutos no liquidificador, leve ao forno por 30 minutos. Depois faça a cobertura juntando as 500 bofetadas, 300 g de balas perdidas, 200 g de facas, punhais e estiletes. Misture bem e cubra o bolo. Sirva bem frio com suco de maracujá e muito amor no coração para que diminuam as dores provocadas pela ingestão desse alimento.

Elaine Rocha ( 7ª série )














BOLO DA VERGONHA


Ingredientes:

1 kg de brigas
500 gramas de desrespeito
5 kg de conversa fora da hora
100 gramas de tarefas mal passadas
1 xícara de ignorância
1 kg de impunidade
10 kg de falsidade
300 gramas de irresponsabilidade

Modo de preparar:

Pegue todos os ingredientes, coloque na panela e misture. Leve ao fogo baixo durante 15 minutos. O ponto certo é quando a massa ficar vergonhosa. Sirva o bolo em pedaços.

Maysa e Silmara ( 7ª série )






















VACINE-SE!



Hoje todos se alegram
É hora de vacinar!

Rubéola Mara
Gripe se alastra
Com catapora você fica pintado
Com sarampo avermelhado

Quem é vacinado fica curado
Sem ficar vermelho ou pintado
Muito menos gripado.

Bebês também devem receber cuidados
A família inteira vacinada
E todos ficarão imunizados

Procure o posto de saúde mais próximo
E não se esqueça do cartão de vacinação
Para ficar livre da contaminação.

Isabela Cruz e Elaine Rocha (7ª série)

















K2B

Compre uma blusa K2B
Por apenas 1 real
Para sair na rua
E arrasar geral!

Tudo ficará legal
Se você comprar essa blusa por 1 real
Você ficará bonito para pular o carnaval!

E ainda brilhará
Com ela no baile funk
As gatinhas vão delirar
Com seu jeito de dançar!




Arthur, Edivane e Karina (7ª série)

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