segunda-feira, 9 de novembro de 2009

GESTAR II – Língua Portuguesa
Nome: Maria Regina Boaventura S. Teixeira

Relatório

A atividade foi aplicada nas salas de sétimas séries A,B,C,D.
Os alunos deveriam escolher um evento e elaborar um convite criativo.
Para isso, utilizamos uma aula.
Em um outro momento, pedi que os alunos produzissem um relatório a respeito do evento.
As turmas gostaram da atividade acharam divertido. Foi prazeroso.


TP3

Unidade 09

Avançando na Prática - 25

Organização da sala em um círculo. A aula foi elaborada em duas etapas.
Na primeira ouvimos a música de rap (trecho): Nego Drama

"NEGRO DRAMA,
Entre o sucesso, e a lama,
Dinheiro, problemas,
Inveja, luxo, fama,

NEGRO DRAMA,
Cabelo crespo,
E a pele escura,
A ferida a chaga,
A procura da cura,

NEGRO DRAMA,
Tenta vê,
E não vê nada,
A não ser uma estrela,
Longe meio ofuscada,

Sente o Drama,
O preço, a cobrança,
No amor, no ódio,
A insana vingança,

O drama da Cadeia e Favela,
Tumulo, sangue,
Sirene, choros e velas,

Passageiro do Brasil,
São Paulo,
Agonia que sobrevivem,
Em meia zorra e covardias,
Periferias,vielas e cortiços,

EU PREFIRO CONTAR UMA HISTORIA REAL,

Vou CONTA A MINHA....

Dai um filme,
Uma negra,
E uma criança nos braços,
Solitária na floresta,
De concreto e aço,

Veja,
Olha outra vez,
O rosto na multidão,
A multidão é um monstro,
Sem rosto e Coração,
A partir do trecho: "EU PREFIRO CONTAR UMA HISTORIA REAL,

Vou CONTA A MINHA...."Cada aluno contou um trecho de sua história.

Etapa 2:

Leitura da Revista "Legenda": Biografia do Tom Hanks. Vida pessoal, carreira e filmes. Discussão sobre o gênero biografia.
Leitura do texto de Carlos Drummonde de Andrade (biografia na terceira pessoa)
Análise do texto e identificação das informações que compõem o texto.
Foi retomado o texto de Navio e Naufrágio - uma garota que namorava e passou a apanhar do namorado e posteriormente contraiu o
vírus da AIDS. Já havíamos feito a leitura e retomamos pontos importantes do texto.

Elaboração de um texto em terceira pessoa com relatos da vida pessoal de cada aluno. Descrição da vida e comportamento. Foi desenvolvida a competência linguística e sociocomunicativa
através da discussão e contação oral das história. Em duplas os alunos conversaram e cada um contou a sua história e escreveu sobre o colega.


Unidade 10
Avançando na prática 74 e 75

Ouvimos a música: Como uma onda no mar do Lulu Santos

Análise e discussão do texto "Navegando em mar perigoso" de Conto de Haggard. Tipo de linguagem e gênero narrativo - características
Elaboração de um conto sobre o texto

Unidade 11

Avançando na prática - 124 e 125

Análise da imagem dos trabalhadores;
Comparação com a pintura analisada em sala anteriormente de Augute Renoir em que retrata o retorno de homens do trabalho em alto mar.
Análise da expressões e simbologias criadas.
Análise semiótica das cores, movimentos e o que há por detrás desse senário configurado em tela.

Após a análise da obra de arte "O almoço dos remadores a apresentação de algumas imagens como a do livro dos homens trabalhando.
Imagens do presidente de vários ângulos apresentadas pelos jornais.
Análise da postura do presidente, o que é passado pela imagem. E discussão sobre a questão de que "uma imagem vale mais que 1000 palavras".

Elaboração de um texto escolhendo uma das imagens relacionadas e criar uma história. Através do que é visto.
Com fotos e imagens da professora os alunos escreverão a história da professora sem saber grandes detalhes. Com a imaginação vão criar e narrar os fatos da vida e história dela.

Unidade 12
Avançando na prática 150 - 151


Análise do texto publicitário:

Propaganda sobre o Copacabana Palace "Tombado pelo patrimônio, artístico, cultural, político, econômico e social do planeta".
Análise dos determinantes do substantivo;

Apresentação de várias frases publicitárias e propagandas na revista "Legenda".
Identificação do gênero, objetivos, destinatário e quem promove o evento ou produto.
Associação da imagem (recursos não-verbal e a linguagem utilizada recurso verbal);

Discussão sobre as propagandas da televisão e histórias contadas nos comerciais. Criação de um conceito.
Criando assim as sequências descritivas, narrativas e injuntivas para compor o texto.
Obejtivo da propaganda, persuasão e argumentos estabelecidos no texto e imagem.




























TP 4

Unidade 13
Avançando na prática - 50 e 51

Sentados em círculos os alunos analisaram folders de uma revista que divulga festas promovidas na cidade.
Construção do convite e seus elementos principais como local, dia, tipo de festa, etc. Informações que vão favorecer o leitor a participação da festa.
Identificação dos elementos: quando, onde, como, por que e atrativos).

Elaboração de um convite para uma festa. Discussão sobre festas folclóricas, Festa de Reis tradicionais em Uberaba, carnaval, aniversários, etc.


Unidade 14
Avançando na prática - Cidadezinha Qualquer

Etapa 1

Ouvir a música:

Leitura do texto:
e discussão.

Discussão e análise do poema. Construção das frases nominais e artigos que compõem o texto;

Troca e elaboração de um novo poema com a mudança da sequência das frases.

Elaborar um poema sobre a cidade que você gosta e gostaria de retratar.

Os alunos abordaram questões importantes e a professora sempre motivando a falar da própria cidade. Valorizando o que Uberaba tem de melhor. E transferindo isso para o texto.


Unidade 15
Avançando na prática – 131

Etapa 2

Foram lidos os dois textos: Cidadezinha Qualquer e Nossas cidades com os alunos. E os alunos elaboraram o texto agora de maneira desordenada conforme a lógica de cada um.
Foi trabalhada a idéia de construção dos parágrafos e textos argumentativos. E o trabalho ao contrário de enumerar um texto fora da ordem dando sentido e ordem. Analisando assim os conectivos presentes no texto.






Unidade 16
Avançando na prática – 172 e 173

Os alunos se sentaram em duplas. O objetivo é trabalhar a contação de histórias. Trazendo narrativas do cotidiano e da vida dos alunos em sala de aula.

Foi trabalhado o texto Circuito Fechado de Ricardo Ramos e o Família de Carlos Drummond de Andrade.
Os dois textos foram lidos pelos alunos, analisados e comparados. E foi dada a ênfase na coerência e coesão para construção do texto.
Após a discussão sobre os textos cada aluno organizou sua própria crônica, trazendo uma narrativa mais informal. E a proposta de um final diferente e interessante.
Leitura dos textos em sala de aula.


Texto elaborado na pós:


Entre linhas e Botões

Andréia Rosa de Carvalho

Não deveria ser assim, mas sempre Rosinha, no fim da tarde, não tinha com quem brincar. Na casa com gigantesca escadas, um quintal enorme e uma confecção de roupas, ela ainda se encontrava sem espaço.
Os irmãos chegavam tarde da escola e se intertiam com a televisão. Seu pai sempre com papéis na mão e contando notas, cruzeiros, cruzados... A mãe virava a noite estendendo panos e mais panos. Desenhava num molde uma bela camisa. Era costureira, restava a menina brincar entre linhas e botões, sacolas e mais sacolas de camisas.
“A companheira da mamãe”, conta a mãe. Ajudava e ao mesmo tempo brincava de ser gente grande. Com seus grandes olhos, nada passava sem que a garotinha notasse. E, ainda, continuava com os mesmos companheiros de brincadeira, linhas e botões. Cortava linha, abotoava camisa. Pilhas e pilhas de roupa que só acabavam para no próximo dia recomeçar. Altas horas acompanhando a mãe na rotina árdua. Entretanto, era melhor do que ficar sozinha perdida naquele casarão.
Rosinha tinha uma bonequinha, pequenina como ela. Não era a mais bonita, mas era a sua amiguinha. Rosinha hora e outra brincava com os irmãos, mas eles não eram de muita brincadeira. Ganhou da mamãe uma Barbie e logo fez roupinhas para sua boneca. Aquela sim era uma boneca de verdade. Magra, desfilada, fazia abertura, saia para fazer compras, e era muito bela. O seu único problema era que, também, não tinha amiguinhas.
De vez enquando Rosinha arrumava um jeito de que as amigas Barbie e Xuxa brincassem juntas. Xuxa era a boneca de sua irmã. Mas isso era raro, pois na maioria das vezes a Barbie só tinha a Angélica sua outra boneca que era antiga companheira. A menina não gostava da pinta da Angélica. Ela não era uma boneca bonita.
A garotinha foi crescendo e as brincadeiras de boneca, linha e botão foram se transformando não mais em brinquedos. A menina não gostava de falar com as pessoas. A vida inteira aprendeu a brincar sozinha. Para que, então, precisava falar com outras pessoas? Atender o telefone era seu maior medo! Não sabia conversar, não sabia o que iria falar.
Não era mais uma menina, ou criança. Já era mocinha e aos poucos foi crescendo e aprendendo a precisar de outras pessoas. A brincar de ser gente grande, conversando, pedindo ajuda e falando sobre si mesma a outras pessoa. Hoje, ainda, não se sente a vontade ao falar, mas fala. E aprendeu a cultivar amigos e pessoas que se tornaram muito importante ao longo dos anos. Descobriu que mais difícil do que quando as pessoas se vão, era quando não tinha ninguém para brincar. E, hoje, sua vida é mais do que entre linhas e botões.


GESTAR II – PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR LÍNGUA PORTUGUESA

KARINE SANTIAGO MELO
PATRICIA TAVARES MASSINI PRATA

DATA: 28/08/2009

RELATÓRIO DA ATIVIDADE DO TP4 (Ambiente Letrado)


No dia 28/08/2009 trabalhamos com os alunos do 6º ano o tema Ambiente Letrado do Tp4 , pág.31, Avançando na Prática.
Levamos os alunos até um posto perto da escola, ao chegar lá, dividimos a turma em 3 grupos e cada grupo ficou responsável por perceber o ambiente e nos descrever a linguagem verbal e não-verbal de um ambiente que faz parte da vida deles, por ser um posto bem próximo.
Perceberam que em toda parte do posto há o letramento, tudo é indicado por placas e desenhos. Entenderam que no nosso cotidiano não tem como ficar sem ler, escrever, que dependemos da escrita e da leitura e que as duas caminham juntas.
Após feita todas as observações em todas as partes do posto, como: cabinas de vendas de passagens, ônibus, restaurante, lanchonete e etc., nos dirigimos a escola prestando a atenção e debatendo sobre o ambiente que estávamos e os alunos perceberam mais presença de letramento.
Já na escola, os grupos passaram para os cartazes um pouco do que viram e explicaram a importância da escrita naquele ambiente observado.
Os alunos adoraram fazer o trabalho e mostraram um grande desempenho e interesse sobre o assunto e fizeram um relatório sobre a atividade.
Neste trabalho procuramos mostrar aos alunos a importância dos usos sociais e funções da escrita no cotidiano, mostrando para eles que estamos cercados por diferentes modos de organização da informação na escrita, como por exemplo: no comércio, os sinais nas ruas, outdoors, etc.

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