segunda-feira, 9 de novembro de 2009

GESTAR II – PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR LÍNGUA PORTUGUESA

KARINE SANTIAGO MELO
PATRICIA TAVARES MASSINI PRATA

DATA: 07/09/2009

RELATÓRIO DA ATIVIDADE DO TP4 (Herança Africana)

Durante a aula de Português, trabalhamos com os alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola Norma Sueli Borges, a atividade do TP4. página 49, mostrando a eles vários gêneros textuais, apresentamos aos alunos o texto da Redação da Folhinha de São Paulo, com título Herança Africana.
Os alunos se interessaram pelo texto, mas mostraram que há uma dúvida em diferenciar uma reportagem de um artigo e pouco conhecimento de cultura.
Houve um debate sobre as questões e descobrimos que os alunos não têm uma grande percepção, não olham a fonte do texto que estão lendo, não conseguem compreender, identificar os tipos de gêneros textuais sozinhos, não sabem diferenciar artigo de reportagem.
Mas, apesar das dificuldades, os alunos se interessaram a fazer a atividade. Percebemos que devemos trabalhar mais os interlocutores, a palavra precisa ser mais trabalhada nessa turma, fazer mais produções textuais.

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

1º RELATÓRIO

A partir do estudo da unidade 10 do caderno de teoria e prática (TP3) “Trabalhando com gêneros textuais” elaborei e apliquei algumas atividades com meus alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental da escola Frederico Peiró descritas a seguir.
A primeira atividade foi uma pesquisa na internet com o objetivo de entender o que é Literatura de Cordel, xilogravura e métrica. Percebi que o assunto despertou a curiosidade de todos. Esclareci com exemplos o que é métrica colocando no quadro algumas estrofes compostas por quatro e seis versos e enfatizando a importância da sonoridade produzida pela contagem das sílabas e pelas rimas.
Na aula seguinte levei para análise na sala de aula o livro “Cordel em arte e verso” que recebemos este mês do governo federal. O livro passou de mão em mão. Os alunos ficaram conhecendo os textos “A bicicleta”, “Cordel em versos”, “Cordel e arte” e “Quadrilha Junina”. Todos participaram da leitura dos textos ( precisei orientar a leitura quanto à necessidade de fluência, emoção e sonoridade), analisaram as xilogravuras, teceram comentários sobre os diferentes temas apresentados nas histórias...
Cantamos também a música “Xote das meninas” de Luís Gonzaga. Muitos alunos já a conheciam e se divertiram muito com ela. Lembramos também de outras músicas que contam pequenas histórias como “O menino da porteira”, “Ipê florido”, “Dormi na praça”, “Chico mineiro”, etc. A aula foi animada, divertida. Alguns alunos começaram a propor a produção de um texto semelhante. Outros admitiram que tinham dificuldade em criar rimas. Sugeri a produção de um texto curto com enredo humorístico ou dramático. Pedi que eles se organizassem em duplas, escolhessem o assunto e o narrassem em forma de versos. Os temas escolhidos foram variados: gripe suína, esportes, natureza, adolescência, reflexões pessoais, etc. Ajudei-os na organização das estrofes, ortografia e produção de rimas. Alguns alunos produziram poemas simples, não conseguiram narrar fatos. Depois de orientados, refizeram o texto acrescentando-lhe momentos narrativos. A etapa seguinte foi a criação dos títulos e das ilustrações que acompanhariam os textos. Nós desejávamos muito criar xilogravuras, mas não consegui o material adequado. Decidimos assim ilustrar as histórias com desenhos feitos com lápis preto.

O resultado final foi muito autêntico porque revelou de maneira bem real os sentimentos, os interesses e preocupações que nossos alunos têm. Divulgamos o trabalho para as outras turmas na hora cívica (projeto Estrelas da leitura).
Elogiei o trabalho de todos, mostrando que as habilidades de leitura, escrita e desenho são prazerosas e podem ser direcionadas para uma profissão futura como escritor, ilustrador, chargista, cartunista ou outra que possa encher seus corações de alegria e realizações.

Ângela Abadia S. Rodrigues (junho 2009)


Bibliografia
http://www.wikipedia.com.br/
http://literaturadecordel.vilabol.uol.com.br/
ACOPIARA, Moreira de, Cordel em Arte e Versos, 1. ed. São Paulo, Acatu, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário