quinta-feira, 20 de agosto de 2009

RELATÓRIOS TP'3 - Avançando na Prática - CORDEL

GESTAR II PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR



Assunto: Gêneros e tipos textuais TP3
Atividades: Seção 3 – 15/06/09
Uma subclassificação do gênero poético: o cordel
Objetivo: Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel. (Páginas 76 e 77)
Aplicação da atividade 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Boa Vista/ Uberaba/MG.
Profª Ana Keila Enes Andrade

Esta atividade foi desenvolvida segundo os critérios abaixo relacionados:
Leitura sobre a origem do cordel;
Função no mundo literário, social, econômico do tipo textual cordel dentro da realidade do educando;
Leituras complementares dos seguintes autores e obras lidas respectivamente;
Poema de cordel de João Martins de Athayde (pág. 84 a 86);
Poema de cordel de Antônio Klévisson Viana (pág. 78 a 79);
Imagens de capa dos livretos, xilogravuras Autor costa Leite “Satanás Trabalhando no roçado de São Pedro”.

Após debates, conversas os alunos desenvolveram a atividade proposta produzindo o cordel, porém, não demonstraram grande interesse, já que o foco da produção textual do 9º ano é argumentativa . Segundo Bakhtin
“Discurso real, teríamos que reconhecer a incapacidade de se fechar um modelo, para não termos a pretensão de dizer “O discurso é isso”, como Pravda. Os manifestos na cadeia infinita de enunciados não têm fechamento, apesar de serem reais e acabados, pois podemos indicar possíveis vazios. Por exemplo, na sala de aula, o momento de "Eureka" do aluno é único e cada um tem o seu. Esse momento pode se dar até anos depois do momento da aula”.

Então, a motivação para produção textual é importantíssimo, para que mostre sua organização sintática, morfológica e emocional nesta reconstrução da linguagem formal . Bakhtin corrobora com o seguinte entendimento

A "Estrutura" ou "Construção", ou organização do mundo-evento é "arquitetônica", resulta da inter-relação arquitetônica. As relações-eventos, ou relações entre eventos têm o caráter de "devir" (eventos em processo).



Assunto: Gêneros e tipos textuais TP3
Atividades: Seção 3 – 05/07/09
A intertextualidade entre gêneros textuais
Objetivo: Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para o outro
Aplicação da atividade 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Boa Vista/ Uberaba/MG.
Profª Ana Keila Enes Andrade

Esta atividade foi desenvolvida segundo os seguintes critérios abaixo transcritos:
Reconhecer o tipo textual manifesto;
Leitura o manifesto 2000 sobre a paz proclamada na Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) e proclamou o ano 2000 como o Ano Internacional da Cultura da Paz;
Reconhecer o tipo textual receita;
Intertextualidade entre gêneros - a receita e o manifesto;
Produção textual “Receita para um mundo melhor”

Após debates sobre os gêneros textuais, houve comprometimento maior por parte dos educandos, pois, estava dentro de suas expectativas educacionais, pois abordaram temas políticos, reflexivos e críticos. Então, a motivação para produção textual é importantíssima, para que mostre sua organização sintática, morfológica e emocional nesta reconstrução da linguagem formal. Bakhtin corrobora com o seguinte entendimento

A "Estrutura" ou "Construção", ou organização do mundo-evento é "arquitetônica", resulta da inter-relação arquitetônica. As relações-eventos, ou relações entre eventos têm o caráter de "devir" (eventos em processo)


Diante do exposto, houve um acréscimo na construção textual da 1ª etapa para a 2ª etapa devido o nível de comprometimento, pois, o tema está dentro de seu contexto cognitivo e lingüístico

Referências bibliográficas


BAKHTIN, Mikhail M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
___________ Para uma filosofa do ato. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza de Toward a Philosophy of the Act. Austin: University of Texas Press, 1993.
BORGATTO, Ana e outros. Tudo é Linguagem. São Paulo: Ática, 2006.

Um comentário:

  1. Professora Ana Keila,
    Que interessante o a proposta de debate sobre gêneros textuais, experiência rica! Gostei,
    Cláudia

    ResponderExcluir